AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Oficinas de Verão: Uma história da arte anacrônica


Artes Visuais
dezembro. 20, 2018

Conceito, exercícios práticos e montagens fazem parte da programação

Pensando nos entusiastas das artes visuais, fotógrafos, designers e realizadores de audiovisual, as Faculdades Integradas Barros Melo lançam o curso “Uma história da arte anacrônica”, ministrado pela doutora em Comunicação (ECO UFRJ) e docente da FIBAM, Milena Travassos. O encontro faz parte do projeto Oficinas de Verão.   Inscreva-se aqui

O curso é guiado por duas perguntas: Quais as imagens que retornam e nos “assombram”? De onde elas vêem? A idéia é montar uma “constelação” de imagens e dialogar com a história da arte anacrônica, proposta pelo historiador Aby Warburg. 

As aulas acontecem entre os dias 21 e 24 de janeiro, no horário das 8h às 12h. Confira a programação completa:

1º encontro – Apresentação do curso e dos seus conceitos fundamentais. Indicação de bibliografia.
2º encontro – História da arte anacrônica. Os conceitos de sobrevivência das imagens, imagem-fantasma, imagem-páthos e montagem
3º encontro – O Atlas Mnemosyne e o seu método de montagem. Proposição de exercícios envolvendo imagens.
4º encontro – Montagem de um Atlas coletivo com as imagens trazidas pelos participantes ao longo do curso. Avaliação do curso.

Investimento: R$70 (Público geral) e R$35 (Aluno AESO)


SOBRE AS OFICINAS DE VERÃO

As atividades contemplam as áreas das Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, RTVI, e visam promover a integração da AESO-Barros Melo com a comunidade onde a instituição de ensino está inserida.

Os cursos, com duração mínima de 16h, são ministrados por professores da FIBAM e convidados. Os participantes têm direito a certificado, desde que tenham frequência comprovada de, ao menos, 80% da carga horária.

aeso - barros melo - artes visuais - design gráfico - Cinema e Audiovisual -

voltar