CPA (comissão própria de avaliação)

O que é a CPA?

CPA é a Comissão Própria de Avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei nº 10.861/04), responsável pelos processos de avaliação interna da instituição.

Quem compõe a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é formada por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil organizada nomeados através de portaria expedida pela direção das Faculdades Integradas Barros Melo.

Quais os objetivos da CPA?

O processo de autoavaliação desenvolvido pelas Faculdades Integradas Barros Melo tem como objetivo buscar indicadores que possam avaliar a diversidade de valores e percepções do mundo acadêmico e os relacionamentos oriundos de seus atores e integrantes, interna e externamente, visando o comprometimento contínuo com a dinamicidade das mudanças do ambiente educacional.

Por que uma avaliação Institucional?

A Lei nº 10.861/04, que o instituiu o SINAES, tem por base três instâncias que caracterizam três processos distintos de avaliação:

  • Avaliação institucional;
  • Avaliação dos cursos de graduação;
  • Avaliação do desempenho dos estudantes, através do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Cada um destes processos faz uso de instrumentos próprios de avaliação, desenvolvidos em situações e momentos distintos, mas que se articulam como parte de um mesmo sistema de avaliação.

A avaliação institucional é uma ferramenta importante para o planejamento acadêmico, além de permitir que sejam identificadas áreas problemáticas, apontando os setores que precisam de melhorias.

Como a instituição é avaliada?

A Avaliação Institucional é feita por meio de análise de documentação e de dados; questionários com os corpos docente, discente e técnico-administrativo; entrevista com os coordenadores de curso e reunião com os gestores. Além disso, a Instituição é avaliada constantemente por meio da ouvidoria online, o “fale conosco” do site das Faculdades Integradas Barros Melo.

O que se avalia?

A CPA das Faculdades Integradas Barros Melo organiza o processo de avaliação da IES (Instituição de Ensino Superior) nos seguintes planos:

  • Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas Acadêmicas;
  • Políticas de Gestão;
  • Infraestrutura Física.

A avaliação é feita de acordo com as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, dentro do calendário estabelecido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.

Que dimensões são avaliadas pela CPA?

ORGANIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO POR EIXOS DE ACORDO COM O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DO MEC DE AGOSTO DE 2014

EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do SINAES. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.

EIXO 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do SINAES.

EIXO 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do SINAES.

EIXO 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do SINAES.

Membros da CPA (segmentos da IES e seus representantes):

  • Sandra Helena de Andrade (Coordenadora), Angélica Bezerra Martins - Corpo Docente
  • Tâmara Maria Cordeiro Ferreira Dantas, Luciana Rodrigues Silva de Melo (suplente) – Corpo Discente
  • Nilma Cunha Paraíso, Sydia Magnólia Ribeiro Pinto de Sousa – Corpo Técnico-administrativo
  • Manoel do Nascimento Costa – Sociedade Civil Organizada - ABYCABEPE (Associação dos Babalorixás e Yalorixás dos cultos Afro Brasileiros do Estado de Pernambuco)

Portaria da Nomeação dos Membros da CPA

Portaria nº029/2015
Download

Atendimento

Local de Atendimento da CPA:
Sala 3E (anexo) – 3o andar da IES
Email: cpa@barrosmelo.edu.br
Atendimento: 2a a 5a feira das 14:30 as 16:30

Calendário

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Siglas

  • CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. CPA – Comissão Própria de Avaliação.
  • CPA - Comissão Própria de Avaliação.
  • INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • PPC - Projeto Pedagógico do Curso
  • SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Legislação

CPA 2016
Download
CPA 2015
Download
CPA 2014
Download
CPA 2013
Download
CPA 2012
Download
CPA 2011
Download
CPA 2010
Download
CPA 2009
Download
CPA 2008
Download