AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Direitos autorais: representantes da União Brasileira de Compositores e Ecad palestram nas FIBAM


Produção Fonográfica
abril. 30, 2019

Durante encontro, Márcia Xavier e Helena Souza falam sobre a atuação das unidades em prol do músico e do produtor fonográfico

Sem dúvidas, o sonho de boa parte dos artistas que trabalham com a música é ver as canções autorais rodarem o mundo através da internet, para que todos possam ouvir e cantar junto com eles nos shows e apresentações. Porém, é preciso tomar cuidado com as questões legais de proteção às obras. O registro das músicas pode ajudar a proteger os interesses do compositor, provando a propriedade intelectual e garantindo, entre outros direitos, a comercialização, circulação e utilização do produto.

Para tirar dúvidas sobre o assunto, a AESO-Barros Melo recebe a representante regional da União Brasileira de Compositores, Márcia Xavier, e a gerente da unidade Pernambuco do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - Ecad, Helena Souza, em encontro para esclarecer questões relacionadas aos Direitos Autorais e de Fonograma. Será dia 15/05, às 9h30, na sala 113, da instituição de ensino.

Para Ricardo Maia, coordenador do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo, a palestra é extremamente importante, pois possibilita que os alunos das FIBAM tenham contato e saibam quem responde pela UBC e Ecad na região, além de tomarem conhecimento sobre os procedimentos, cadastros e benefícios da afiliação: “A União Brasileira de Compositores realiza todo o monitoramento de onde os fonogramas dos associados tocam, protegendo a criação e concedendo o direito à remuneração econômica pelo uso, procedimento de realizado pelo Ecad. Os compositores podem exercer este direito de forma individual, cobrando de cada usuário da música, o que, na prática, é muito difícil, ou pode dar à UBC o mandato para fazê-lo”, exemplifica o docente. 

Falar sobre o caminho para efetivar os registros necessários, os processos para ocorrer à vinculação junto à UBC, mostrar como ela atua e explanar como funciona a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, que é de responsabilidade do Ecad, estão entre os pontos que vão ser trabalhados no encontro. 

Sobre as palestrantes

Márcia Xavier é comunicóloga Social, com habilitação em Relações Públicas. Especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos. Administra o repertório dos titulares da filial da UBC – União Brasileira de Compositores em Pernambuco abrangendo os estados: PE/AL/PB/RN/CE/PA e AM.

Helena Souza trabalha há vinte e três anos no Ecad e é gerente da unidade Pernambuco. Formada em Administração de Empresas pela Unama e em Biblioteconomia pela UFPA, possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV/AM. Além de Pernambuco, está sob a sua responsabilidade a atividade de arrecadação do Ecad em outros seis estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Paraíba e Rio Grande do Norte.

aeso - barros melo - produção fonográfica -

voltar