AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




AESO-Barros Melo apoia Seminário sobre crises do trabalho e do sindicalismo contemporâneo


Direito
novembro. 29, 2018

Evento acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Faculdade de Direito do Recife

Cientistas sociais de diversos segmentos e pesquisadores, vinculados ao Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica, do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPE, se reúnem para o Seminário Multidisciplinar Metamorfoses e Crises do Trabalho e do Sindicalismo Contemporâneo. O evento conta com apoio das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) e acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Faculdade de Direito do Recife.

Os alunos da FIBAM interessados em participar devem se inscrever neste link. É necessário preencher o formulário com o número da matrícula e comprovar vínculo com a faculdade no local.

Para o evento, são esperados debates críticos e prospectivos sobre os rumos do trabalho humano diante da fragmentação das relações contemporâneas e o papel dos sindicatos e do sindicalismo diante das patologias sociais.

Além disso, um dos principais estudiosos da sociologia do trabalho no Brasil, Ricardo Antunes, estará presente, lançando o livro “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital”.  A obra, que analisa detalhadamente as mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, inspirou muitos temas do seminário. A conferência com o autor está marcada para o dia 04/12, às 19h.

Confira a programação completa:

DIA 03/12
19h


ABERTURA - Prof. Dr. Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, coordenador do Programa Pós-Graduação em Direito PPGD-UFPE.

PAINEL - Relações Individuais E Sindicais De Trabalho. Crises E Perspectivas. Moderador:  Prof. Dr. Michel Zaidan, PPGD-UFPE.
 
1º TEMA -Trabalho Feminino Assalariado: Emancipação Ou Intensificação Da Precarização? Expositora: Profa. Dra. Claudia Mazzei Nogueira, Universidade Federal de São Paulo.
 
2º TEMA- Meio Ambiente Do Trabalho E Adoecimento. As Respostas  Da Teoria Organizacional Crítica. Expositora: Prof. Dra. Kaliani Rocha, Departamento de Psicologia da UFPE.
 
 3º TEMA - Reforma Trabalhista: O Diagnóstico Da Rede De Monitoramento Da Reforma Trabalhista - Remir. Expositor: Prof. Dr. Sidartha Soria, Departamento de Sociologia UFPE.
 
DIA 04/12 
19h

CONFERÊNCIA - “O Privilégio Da Servidão: o novo proletariado de serviço na era digita”,com o
Prof. Ricardo Antunes.
 
20h
 
LANÇAMENTO DO LIVRO - “O Privilégio Da Servidão: o novo proletariado de serviço na era digita”,com o Prof. Ricardo Antunes.
 
DIA 05/12
19h

PAINEL - Diálogos Do Direito Do Trabalho Com A Teoria Social Crítica. Moderadora: Profª. Dra. Fernanda Barreto Lira, Professora Colaboradora do PPGE-UFPE.
 
1ª TEMA - A Produção Capitalista Do Espaço E A Comercialização Da Cidade: um diálogo com a geografia humana. Expositora: Maria Clara Bernardes, Doutoranda e membro do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica.
 
2º TEMA - Financeirização Do Capital, Metamorfoses E Crises Do Trabalho Contemporâneo: um diálogo com a economia solidária e a renda universal garantida. Expositor: Prof. Dr. José Adelmy da Silva Acioli, Membro do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica.
 
3º TEMA - As Crises Do Sindicalismo Contemporâneo: Um diálogo com as teorias dos movimentos sociais. Expositor: Sávio Delano, Mestrando e Membro do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica.

4º TEMA - Os Novos Sentidos Da Subordinação: um diálogo com as teorias da informação e da comunicação. Expositor: Prof. Dr. Carlo Cosentino Filho, Membro do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica. Professor da AESO. 

direito - direitodotrabalho -

voltar