AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Seminário Internacional- Dádiva e Agir Agápico: Em Diálogo Rumo a Novas Perspectivas Paradigmáticas para as Ciências Sociais


Direito

As mudanças nos últimos decênios conduziram a teoria social à necessidade de um ulterior esforço de elaboração. Neste contexto a reflexão sociológica introduziu novos conceitos, variadamente formulados, como possíveis interpretações de um social que freqüentemente escapa das tradicionais perspectivas analíticas, até hoje elaboradas pela tradição científica.

O importante, fecundo e significativo percurso realizado pelo Paradigma da Dádiva faz seus primeiros passos no Brasil com as publicações de autores da estatura de Alain Caillé, Jacques Goudbout e Gabriel Cohn no histórico número 38 da RBCS e com o livro “O espírito da Dádiva” em 1998, percurso continuado por Lygia Sigaud em 1999 e magnificamente registrado Paulo Henrique Martins em seu histórico artigo “De Lévi-Strauss a M.A.U.S.S. – Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais. Itinerários do dom.” Com uma história de quatorze admiráveis anos de presença fecunda e significativa no Brasil, o paradigma da Dádiva tem uma contribuição impar a dar ao patrimônio cognoscitivo das Ciências Sociais

Depois de nove anos de intenso empenho na produção do patrimônio intelectual que constitui a base para a Perspectiva Paradigmática do Agir Agápico, período marcado por cinco seminários bienais em Roma e por vários eventos em Paris, Londres e nas Nações Unidas, o primeiro Seminário Mundial fora do Continente Europeu terá lugar no Brasil, na cidade de Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade. Autores da importância de Baumann, Giddens, Hoechscild, Luhmann, Touraine – e mais recentemente Boltanski na tradição francesa e Axel Honneth, herdeiro da Escola de Frankfurt, sobre o reconhecimento – se ocuparam, de forma implícita ou explicita, sobre o tema do Amor como conceito capaz de interpretar as ligações caracterizantes do social, sobre os quais se enxerta a reflexão de Social-ONE.

Palestrantes:

- Prof. Dr. Vera Araújo (Brasileira)- Membro do Centro Internacional de Estudos Sociais-ONE, Sediado Em Roma (Itália).

- Prof. Dr. PHD. Michele Colasanto (Italiano)- Ex-Pro-Reitor da Universidade Católica de Milão e Diretor da Faculdade de Sociologia da Universidade Católica de Milão.

-Prof. Gennaro Iorio (Italiano)- Membro do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade de Salerno (Itália), Professor Titular da Cátedra de Sociologia da Universidade de Salerno (Itália) e Membro do Centro Internacional de Estudos Sociais-ONE, Sediado em Roma (Itália).

- Prof. Catterina Mulatero (Italiana)- Membro do Centro Internacional de Estudos Sociais-ONE, Sediado Em Roma (Itália) e  Docente de Ética no Instituto Internacional Mystici Corporis em Florença (Itália).

- Prof.A Licia Paglione (Italiana)- Membro do Departamento de Ciências Sociais E Comunicação do Instituto Universitário SOPHIA De Florença (Itália).

- Prof. Dr. Alexandre Simão De Freitas (Brasileiro)-  Doutor Em Sociologia Pela UFPE e membro do Movimento Anti-Utilitalista nas Ciências Sociais M.A.U.S.S e delegado do Prof. Dr. Paulo Henrique Martins (Ponto De Referencia Do M.A.U.S.S. Para Todo O Território Nacional E Américas).

Data: 06 e 07 julho
Horário: 06 de julho- 9h às 18h  e 07 julho- 08h às 12h
Local: Cineteatro
Carga horária para o aluno: 12h/a
Valor: Gratuito

*As inscrições ficam abertas até 0h do dia anterior ao evento ou enquanto tiverem vagas.


Quando
06 de julho

Inscrição

voltar