AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Thayse Medeiros

Iniciação científica: filmes pernambucanos são analisados durante mostra nas FIBAM


Design Gráfico
novembro. 05, 2019

“Amor Plástico e Barulho”, “Tatuagem” e “A História da Eternidade” fizeram parte dos debates entre os participantes

A AESO-Barros Melo, através da coordenação do curso de Design Gráfico da instituição de ensino, promoveu o D’Cine – Mostra de Filmes Pernambucanos. A atividade fez parte do projeto de Iniciação Científica Identidade Local do Cinema através do Design. Durante cada encontro, os convidados assistiram a exibição de curtas pernambucanos, e após as sessões, responderam a formulários que capturavam as percepções deles sobre as obras. 

A aluna Sofia, do 3º período de Design Gráfico, participou dos três encontros e destacou a relevância da atividade: “O meu contato com o cinema nacional - especialmente o pernambucano - tinha sido muito pouco até então e, o D'Cine, terminou aflorando o interesse por essa área, especialmente a da fotografia, direção de arte e criação de storyboard”, relata. 

Os três filmes - “Amor Plástico e Barulho”, “Tatuagem” e “A História da Eternidade”-, possuem ligações em si, pois tratam de histórias com perspectivas populares, ambientadas nos subúrbios ou sertões de Pernambuco. “As obras serviram pra que eu percebesse a "bolha" que vivia e questionasse várias coisas, como o padrão de consumo/cultura, já que era habituada a assistir produções internacionais ou com temáticas muito semelhantes, como filmes de super-heróis”, detalha a estudante. 
 
Para Nara Castro, uma das mentoras da ação, a ideia era exibir os filmes, ver qual seria a sensação e o que o espectador em si, que não tinha nada a ver com a pesquisa, identificava nas obras. “Através das respostas coletadas, os organizadores irão analisar o cinema e a direção de arte, observando como esses longas-metragens representam a identidade local através do design, podendo trazer detalhes que a gente, no nosso olhar, ainda não tinha enxergado. A pesquisa deve ser concluída no final deste ano, gerando um artigo que vai explanar os resultados obtidos”. 

aeso - barros melo - design gráfico - dcine -

voltar