Grupos de Estudos 2019 estão com inscrições abertas para os alunos


Institucional
fevereiro. 19, 2019

Interessados podem se candidatar pelo site

Após apresentação das propostas dos docentes para os Grupos de Estudos 2019 das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), a instituição lança edital e abre inscrições para os alunos interessados em fazerem parte das atividades. As candidaturas estão disponíveis de 19 a 25 de fevereiro, através do site. Os grupos contemplam as áreas de Direito, Tecnologia, Artes, Comunicação e Cinema.

CONFIRA O EDITAL E INSCREVA-SE AQUI

As reuniões têm como objetivo propiciar a oportunidade de expandir e qualificar o conhecimento, trocar ideias sobre  temas relevantes para a sociedade e contribuir para o aperfeiçoamento do aprendizado dos estudantes de graduação utilizando metodologias participativas.

Cada grupo conta com quinze vagas para os estudantes. Após a inscrição, os candidatos devem passar por uma entrevista, com os professores responsáveis, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, das 11h às 12h.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 07 de março de 2019. As atividades dos Grupos de Estudos terão início a partir do dia 11 de março de 2019.

  Confira as turmas disponíveis:
1.    Cinema de urgência - Gabriela Alcântara 
Segunda-feira, das 13h às 14h40min

O Grupo de Estudos terá como objeto principal os documentários contemporâneos realizados em caráter de urgência. A proposta é promover, ao longo dos encontros, estudos teóricos em torno de bibliografias e filmologias que apontem caminhos estéticos, imaginários fílmicos, questões de produção/realização e ainda relevâncias históricas destes filmes enquanto arte e documentos de processos sociopolíticos. O objetivo central do grupo é a produção de artigos e ensaios que possam ser inscritos em encontros acadêmicos.
 
2.    Clube de Programação AESO Barros Melo - Fabrício Teles
Segunda-feira, das 17h20min às 18h10min
Terça-feira, das 17h20min às 18h20min

O Grupo de Estudos visa motivar e aprimorar a competência em programação de computadores dos alunos da FIBAM através de maratonas internas focadas em conteúdos básicos e intermediários de programação, além de prepará-los para as competições oficiais. Serão realizadas disputas internas com o intuito de testar as habilidades dos estudantes acerca dos conhecimentos disponíveis nos materiais propostos, e dessa forma, motivá-los a buscar ainda mais o conhecimento e a participar das maratonas oficiais.
 
3.    Filmes de Terror - Filipe Falcão
Terça-feira, das 11h às 12h40min

Um dos objetivos principais do Grupo de Estudos é permitir aos alunos vivenciarem os processos de pré-produção, produção e pós-produção de um produto audiovisual. O Grupo possibilitará aos alunos desenvolverem atividades de pesquisa e de questões práticas diante de um dos principais gêneros do audiovisual, o terror. Desta forma, os estudantes irão vivenciar , de forma acadêmica e prática,  as etapas de produção do produto audiovisual. No semestre de 2019.1 será filmado o roteiro criado durante os encontros de 2018.2. 
 
 
4.    TECHMED - Ricardo Borges
Terça-feira, das 16h50 às 18h30

As novas diretrizes curriculares para o Curso de Direito trazem a questão da inovação e utilização de tecnologia, em atenção às exigências da modernidade, este será o foco principal a ser discutido nos encontros deste Grupo de Estudos. A Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça impõe uma nova concepção em face da resolução dos conflitos, indicando a via da autocomposição consensual, como um caminho importante da desjudicialização do conflito e construção de uma sociedade justa e solidária. O objetivo principal é desenvolver pesquisa na área da Mediação de Interesses, especialmente no que se relaciona à mediação on line e o uso de tecnologia em auxílio à aplicação das técnicas de resolução do conflito. Assim, os alunos envolvidos estarão se colocando num campo novo e instigante, onde a utilização da tecnologia constitui um verdadeiro desafio no contexto das mediações complexas. A pesquisa pode resultar na elaboração de um artigo a ser apresentado em eventos acadêmicos, ou, publicado em revista. 
 
5.    Observatório de Editais de Fomento à Cultura - André Aquino
Terça-feira, das 13h às 14h40min

O Grupo de Estudos proposto tem por objetivo mapear e difundir a oferta de editais destinados ao financiamento da arte e cultura, facilitando o acesso por parte dos produtores, além de fomentar e estimular, por meio de análises , o senso crítico sobre os editais e os produtos artísticos e os culturais beneficiados por eles. O Grupo oferecerá aos interessados orientações e assessoramento para a consolidação de projetos culturais destinados a inscrição em editais compilando e disponibilizando também: documentos de referência sobre a promoção da acessibilidade cultural e a democratização do acesso; a inclusão de práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis; bancos de projetos abertos à consulta pública; além de bibliografia específica sobre produção cultural.
  
6.    Novas tecnologias, opinião pública e política criminal: estudos através de casos - Izabella Barros Melo
Terça-feira, das 11h30min às 13h10min

Os novos meios de comunicação e, especialmente, as redes sociais, cada vez mais, vem exercendo um papel fundamental na criação de juízos paralelos, no fomento das demandas públicas em favor de um Direito penal mais severo e na criação de perfis e atitudes socialmente reprovadas. O indivíduo que consome informações massificadas, seja por afinidade política, seja por desejar sentir-se parte de um coletivo, replica as notícias que recebe sem se questionar sobre a veracidade das mesmas e sem ter ideia se as mesmas, tecnicamente, podem fazer sentido. Esse problema parece especialmente grave quando os assuntos que circulam dizem respeito à criminalidade e à segurança pública, já que essas mesmas informações podem terminar sustentando políticas públicas e reformas legais contrárias a alguns princípios democráticos, apoiados por destinatários desses mesmos direitos que, pela própria polarização dos debates, não percebe as ameaças desses discursos. O Grupo de Estudos propõe investigar e problematizar alguns discursos midiáticos e políticos polarizados. Pretende-se, sobretudo, analisar tecnicamente algumas leis penais especiais e projetos de lei para observar se, e em quais momentos, as mesmas se distanciam de princípios democráticos e confrontá-las com alguns pontos da teoria do delito.
 
7.    LABJORTV - Carolina Cavalcanti
Quarta-feira, das 11h10min às 12h (+3h de atividades)

O Grupo de Estudos proporciona aos alunos de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo, de todos os períodos, a prática e a experimentação do Telejornalismo, inserindo-os na rotina de trabalhos em equipe e incentivando-os no espírito do comprometimento, da coletividade, da integração, da proatividade e da experimentação. Coloca em prática narrativas televisivas tradicionais experimentando novas linguagens.As produções e bastidores do LabjorTV podem ser vistos no Facebook, no YouTube e na conta do LabjorTV no Instagram. 
 
8.    Arte loucura fantasma e feminismo - Milena Travassos
Quarta-feira, das 11h às 12h40min
 
Quatro eixos temáticos estruturam as pesquisas deste Grupo de Estudos: a arte, a loucura/desrazão, o fantasma e o feminismo. Tais temas aproximam-se tendo em vista o recorte proposto: pesquisar sobre esses assuntos tendo a arte e a filosofia como meios articuladores. Visando delinear ainda mais nosso campo de pesquisa, colocamos a mulher enquanto figura central deste estudo. Um importante objeto de pesquisa será o Hospital Ulysses Pernambucano (o Tamarineira). Ao longo dos encontros ocorrem estudos teóricos, históricos – visando a escrita de artigos – e exercícios práticos de criação em arte envolvendo o vídeo, a fotografia e a performance.
  
9.    Animação para curta-metragem - Rogério Araújo, Luiz Joaquim e Ricardo Maia
Quarta-feira, das 13h30min às 15h10min
 
Trata-se de um Grupo de incentivo à produção de animação, que costuma ser percebida, dentro da história do cinema, como algo despretensioso e prioritariamente voltado ao lazer. Entretanto, a animação também tem um papel fundamental na influência social, política, ideológica e cultural. No caso da digital, criam-se imagens em movimento com tecnologia informatizada, fazendo uso de recursos de computação gráfica. Esse campo de trabalho é capaz de construir os já populares gráficos 2D e 3D. Produções em animação digital podem ter destinações variadas, como filmes dedicados a publicidade e ao cinema. E cada vez mais, ela tem sido utilizada para diversas áreas, do entretenimento à educação. No caso específico deste Grupo de Estudos, os alunos de Jogos Digitais, de Cinema e Audiovisual e Produção Fonográfica terão abreviadas algumas estratégias de utilização de softwares fundamentais para animação digital e edição do som, como Photoshop, DragonBones, Illustrator, After Effects, Inkscape, Reaper, Pro Tools, dentre outros. 
 
10.Direito do Trabalho na Sociedade da Informação - Carlo Cosentino 
Quinta-feira, das 11h às 12h40min

O Grupo de Estudos tem como objetivo analisar, à luz da Teoria Social Crítica, o impacto da Revolução Informacional nas relações jurídico-trabalhistas individuais e coletivas. Discutir-se-á, mais especificamente, as implicações do desenvolvimento tecnológico desencadeado a partir da década de 1970 do século passado no mundo do trabalho, a consequente necessidade de adaptação deste ramo do direito as novas modalidades de interação social. Está aberto aos alunos da FIBAM e pretende promover a interdisciplinaridade entre os cursos através de uma pesquisa sobre o impacto da tecnologia nas relações sociais, especialmente nas relações individuais e coletivas de trabalho.
 
11.Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturais - Diego Carreiro
Quinta-feira, das 12h40 min às 14h
 
Pernambuco é uma região extremamente fértil para a eclosão de “cenas culturais” - música, artes plásticas, cinema etc. O Gescc - Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturais acompanha e anaisa esse fenômeno. No ano de 2019, focalizará a crescente cena da tatuagem na cidade de Recife. O objetivo do Gescc está centrado no desenvolvimento de um estudo acerca do conceito de cena cultural a partir das interações relacionais entre cultura, atores sociais, gênero de produção cultural, dispositivos midiáticos e a tessitura urbana em que a cultura é consumida.
 
12.Laboratório de Práticas e Estudos sobre o Rádio em Pernambuco - Marcos Araújo
Quinta-feira, das 11h15min às 12h55min

O Laboratório de Práticas e Estudos sobre o Rádio em Pernambuco se apresenta como uma possibilidade concreta de produção de produtos radiofônicos a partir das experimentações de novos formatos. O LabRádio representa também uma alternativa livre de comunicação radiofônica no ambiente da web visando o conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas tecnológicas de produção sonora, bem como oportunizar um espaço para a criação e realização de projetos práticos experimentais produzidos pelos alunos de todos os cursos da instituição, em especial os da área de comunicação social. O Projeto intenta ainda se oferecer como uma alternativa comunicacional aos monopólios da chamada grande mídia, constituindo-se em um canal de livre exercício do direito de comunicar através da produção de conteúdos em áudio produzidos pelo grupo.
 
13.Grupos de Estudos em Realização Cinematográfica - Luiz Otávio
Quinta-feira, das 11h às 12h40min

O Grupo de Estudos visa observar e refletir sobre o trabalho de artistas de destaque na direção cinematográfica para uma investigação de sua obra. Neste primeiro ciclo, o cineasta escolhido foi o polonês Krzysztof Kieślowski, com o intuito de investigar o Decálogo, entre outras de suas obras, para gerar reflexões sobre estética, uso da linguagem cinematográfica, referências e características de mise en scène. O Grupo se propõe a criar pequenos produtos audiovisuais tendo como base as características do trabalho do diretor em questão. Analisar a prática de realizadores(as) ajudará a entender e a expandir a linguagem cinematográfica. 
 
14.Grupo de Estudo de Economia Criativa e Consumo – Nara Castro, Jamille Queiroz e Mayra Walquim
Quinta-feira, das 11h às 12h40min

O Grupo de Estudos destina-se a investigar atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são a matéria-prima para a criação, produção e distribuição de bens e serviços. O Grupo apresentará, inicialmente, uma introdução sobre o tema, de maneira que os estudantes entendam e identifiquem novas práticas sociais e organizacionais que foquem na criatividade, cultura, Gestão Criativa e Inovação. Além disso, serão contextualizados os aspectos gerenciais que devem ser considerados em todos os tipos de business e por fim o comportamento do consumidor de negócios criativos.
 
15.Grupos de Estudos em Comunicação, Cultura e Convergência – Rodrigo Martins 
Sexta-feira, das 11h às 12h40min

Memes, gifs, hashtags e emojis, hoje fazem parte de uma cultura que cada vez mais invade o nosso cotidiano. Uma realidade que tem afetado a forma como nos comunicamos, consumimos e interagimos com os mais diversos produtos midiáticos, das notícias às telenovelas, passando pelos filmes e séries de tv. O Grupo de Estudos em Comunicação, Cultura e Convergência se debruçará sobre esta nova linguagem e cultura da internet e como ela impacta, de maneira transmídia, as indústrias e empresas de mídias tradicionais. Quais os novos gêneros ou formatos da produção midiática? O que caracteriza a nova linguagem? Quais os impactos nos produtos midiáticos? São alguns questionamento a serem levantados nos encontros. O Grupo deverá desenvolver produtos práticos e/ou artigos acadêmicos a respeito das temáticas.
 

aeso - Grupos de Estudos -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar