AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Ex-aluna da AESO-Barros Melo se inspira nos Bonecos Gigantes para criar personagens de RPG


Artes Visuais
janeiro. 30, 2019

Artista adaptou roupas, cores e incluiu ferramentas para realidade virtual

Carnaval de Olinda sem Bonecos Gigantes é inimaginável. Mas, você já pensou em se deparar com o Homem da Meia-Noite ou a Mulher do Dia em um game RPG? A invenção de transportar os símbolos da festa momesca de Pernambuco para outro ambiente, o virtual, foi da bacharel em Artes Visuais pela AESO-Barros Melo, Bruna Pessôa. A artista redesenhou os personagens Homem da Meia-Noite, Mulher do Dia, Menino e Menina da Tarde para o videogame.
 
O Role Playing Gameé, nada mais nada menos, que um gênero de jogo de interpretação no qual os participantes criam personagens imaginários que atuam em mundo fictício. Precisando de um tema para o Trabalho de Conclusão do Curso, no segundo semestre de 2018, ela resolveu revisitar um projeto de fazer o redesign dos personagens e achou que ilustrar o Calunga e semelhantes para um RPG seria uma ideia interessante, fora do comum.
 
A partir daí, 2Blu, como é conhecida no meio artístico, intensificou as pesquisas pela história dos Bonecos Gigantes e colocou as imagens no papel, literalmente. Ela empregou a metodologia de design linear, dividida em etapas, para a solução de problemas. Além disso, se baseou nos mapas semânticos e design thinking para a criação de personagens. Para a confecção das ilustrações, foram utilizadas ferramentas de desenho analógico, gerando alternativas para o uso de softwares de produção gráfica digital. 
 
Bruna deu aos bonecos um novo visual, equipamentos (armas) para as missões dos games, outra paleta de cores e nomes que fazem referência aos criadores dos blocos representados pelos gigantes.  “Durante o processo de criação, também idealizei alguns personagens extras, inspirados nas passistas de frevo. Uma coisa que me fez ter mais interesse pelos bonecos foi pesquisar a histórias deles, que é muito diferente e tem muitos detalhes”, conta
 
Nas produções de Bruna, o Homem da Meia-Noite virou Luciano, fazendo referência a Luciano Anacleto de Queiroz, um dos criadores do Bloco que o boneco representa. A Mulher do Dia ganhou as vestes de Monalisa,  um dos primeiros nomes dados a ela antes de ser popularmente chamada por  'mulher do dia'. Dalma é a Menina da Tarde, e, na criação de Bruna ela é usuária de magia. O Menino da Tarde se torna Ernane, em referência à Ernane Lopes, um dos criadores do bloco homônimo. Ele é o mecânico da turma, um híbrido de físico+mágico. 
 
Quem gosta do universo do Carnaval ou se interessa em conhecer melhor os Bonecos Gigantes deve visitar os perfis criados por Bruna Pessôa. Ela aguça a imaginação e instiga a criatividade. Para conferir os desenhos e detalhes, acesse: https://www.behance.net/gallery/75852531/Redesign-dos-Bonecos-Gigantes-de-Olinda.
 

alunos no mercado - Artes Visuais -

voltar