Foi realizada, no dia 15/06 ( terça-feira) pela manhã, a palestra “Videoclipe: o elogio da desarmonia”, ministrada por Thiago Soares, jornalista e professor universitário. Ele, que lançou um livro com este tema há dois meses, afirmou que ficou muito feliz com a repercussão da obra a qual deu a possibilidade da discussão sobre videoclipes.
O palestrante abordou o tema esmiuçando e caracterizando o seu objeto de pesquisa. Thiago acha que a maioria das pessoas não tem muito interesse pelos os videoclipes pelo fato de que o tempo de vida útil do produto é muito curto. Ele afirmou também que as pessoas que pretendem produzir um videoclipe precisam perder a idéia de que tudo precisa ser bonito e esteticamente bem feito.
“O lance do videoclipe é a mistura de imagens e linguagens.”, disse o jornalista, exemplificando com a exibição de vários vídeos, comparando-os e mostrando suas características próprias. Thiago Soares reforçou dizendo que esse tipo de arte, por ser promocional, possibilita várias paráfrases como objeto de inspiração sem ser confundida com o plágio, dando o exemplo do clipe da cantora Madonna, “Material Girl”, que foi baseado no filme “Os homens preferem as loiras” protagonizado por Marilyn Monroe.
voltar