Instituição chega a mais de meio século com professores capacitados e estrutura diferenciada

Instituição chega a mais de meio século com professores capacitados e estrutura diferenciada

UNIAESO 55 ANOS: Uma história de desafios e sucesso


Institucional
maio. 15, 2023

Instituição inseriu grandes talentos no mercado de trabalho

Uma instituição reconhecida e que anda sempre à frente do tempo. É assim que a UNIAESO chega aos 55 anos de fundação. Período de desafios e muito sucesso.  Uma história que teve início em 15 de maio de 1968 com a criação da AESO, pelo advogado e professor Inácio de Barros Melo. Em 1971, foi autorizada a Faculdade de Direito de Olinda - FADO, com sede na Rua de São Bento, nº 200, Varadouro, primeira Instituição de Ensino Superior no município. Para ampliar a área de atuação, foi criado o Centro de Estudos Superiores Barros Melo - CESBAM, também mantido pela AESO. E o tempo passou. O Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO)  já formou centenas de alunos capacitados e que brilham no mercado de trabalho, nos vários cursos de graduação que oferece.

Desde  o início, a UNIAESO acompanhou as principais transformações históricas e sociais do Brasil. De lá pra cá, 14 presidentes governaram o País, que também passou a ter novas moedas por cinco vezes (Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzeiro Real e Real). No ano de inauguração da instituição, aconteceu a Reforma Universitária, ou seja, entrava em vigor a Lei 5.540, que foi encarregada de regular o ensino superior em terras brasileiras. Esse marco propôs investimentos para modernizar e expandir as universidades nacionais, principalmente a pós-graduação, para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.

O professor Fred Monteiro Rosa, que é coordenador do curso de Direito, comemora a idade nova da instituição e relembra as transformações que viu por aqui. "Quando eu cheguei, ainda era faculdade. Não era centro universitário. Participei da comemoração dos 50 anos. Vi a evolução, a chegada dos cursos de Saúde, a criação da unidade Recife, ainda com o slogan: A Aeso não para!".

Fred começou como aluno, na unidade de Olinda. Ele se especializou e se tornou referência no mercado de trabalho. "Na área jurídica a instituição tem um nome muito forte. Onde você chega, tem ex-alunos: juízes, promotores, procuradores, delegados, etc. Lembro-me bem, antes de entrar na UNIAESO, da importância de carregar esse nome no currículo. Então, foi assim que começou a minha história com essa universidade. Eu queria contribuir com o sucesso dela. Entrei como aluno, e foram anos incríveis. Quando me formei, fui fazer mestrado, depois doutorado e voltei como professor. Enfim, tinha chegado a hora de retribuir tudo que essa instituição tinha me proporcionado. Hoje sou coordenador do curso de Direito e muito orgulhoso em poder contribuir com a universidade. A importância disso? O exemplo! Olhar para os alunos e dizer: 'já estive aí nessa cadeira'. Todos somos peças importantes na construção dessa história"..

"Parabéns, UNIAESO, por ser protagonista na história jurídica de Pernambuco. Desejo que a instituição mantenha-se firme nos seus princípios, pois é motivo de orgulho de todos que de alguma forma fizeram e fazem parte dessa história."
Coordenadora de Administração, a professora Renata Porto, ressalta a resistência da UNIAESO ao tempo e às dificuldades que surgiram no meio do caminho. "Poucas instituições conseguiram, durante sua trajetória manter a qualidade dos seus cursos, incentivando a pesquisa e a extensão, buscando, assim, formar profissionais éticos e preparados para os desafios. Esse é o grande diferencial da UNIAESO, a preocupação verdadeira com a formação de qualidade dos nossos alunos".

O desembargador do Trbunal de Justiça de Pernambuco, professor e ex-aluno,  Ruy Patu acredita que a persistência e objetivos do fundador da UNIAESO, Dr. Inácio de Barros Melo, foram imprescindíveis para essa história de sucesso. "O diferencial foi a organização e a disciplina de sua gestão administrativa, bem como a qualidade do seu corpo docente, sempre selecionado entre os melhores profissionais, seja pela experiência, como ocupantes e atuantes em carreiras jurídicas, seja pela titulação, como mestres e doutores em Direito", diz.

"A instituição se destaca, além das instalações físicas invejáveis, pela oferta de cursos que vão da área jurídica até as áreas de artes, tecnologia e publicidade."

Funcionário mais antigo da UNIAESO relembra história

Valorizando sempre os colaboradores, o nome mais antigo atuante na instituição é o do professor Ricardo Coelho. Ensinando no curso de Direito, há 32 anos, ele, que também é Procurador de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), relembra a época em que entrou para esse time de vencedores. "Ingressei quando ainda éramos a Faculdade de Direito de Olinda (FADO), funcionando na cidade alta, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A mudança da AESO para o bairro de Jardim Brasil II e o campus no Recife, consolidaram a agora UNIAESO como uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino superior do nosso Estado. Vejo a instituição em sintonia com as inovações e preparada para enfrentar novos desafios, sempre primando pela alta qualidade do ensino que oferece", pontua.

"O centro universitário representa um compromisso permanente de responsabilidade com a qualidade do ensino superior, com as melhores tradições acadêmicas. A importância para a educação pernambucana é imensa, o que torna a universidade formadora de profissionais de destaque em vários ramos de atuação."

De aluna a Secretária Acadêmica

Nilma Paraíso também é ex-aluna UNIAESO. Ela estudou na então Faculdade de Direito de Olinda (FADO), entre 1986 e 1990. Logo depois, se tornou funcionária da instituição e, ao longo dos 24 anos de carreira, Paraíso já passou por diversos setores, como, por exemplo, a biblioteca e a expedição de diplomas. Hoje, estando entre os funcionários mais antigos, ela está na posição de Secretária Acadêmica. Nilma desempenha o ofício com compromisso, competência e serenidade. "O futuro que eu desejo a universidade é com mais tecnologia com nossos cursos do EAD, como também o crescimento nos cursos de Saúde, Humanas e Exatas. Lembrando que a UNIAESO não para, valorizando e reconhecendo sempre o ensino como excelência", afirma.

Profissional completo e competente, Caio Henrique Pascoal foi aluno da primeira turma de Rádio e TV, de 2011 a 2015. Hoje ele trabalha como produtor executivo, do programa de entretenimento Turma do Barra, na TV Jornal- SBT. Pascoal ressalta a importância de carregar na bagagem a credibilidade que a instituição tem. "Estudar na UNIAESO foi fundamental para o desempenho da minha carreira, pois,  com professores gabaritados e inseridos no mercado de trabalho, o estudante consegue, de fato, vivenciar uma imersão na profissão desejada. A instituição tem uma estrutura dedicada a atender todas as necessidades dos alunos. As aulas práticas ajudam, e muito. Sinto que os postos de trabalho recebem os alunos desse centro universitário confiantes na formação deles, sem qualquer questionamento."

De Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o aluno Jhonas Barbosa entende bem. Ele faz o curso e está no segundo período. De tão esforçado e capaz que é, ele já estagia na área de Técnico de Informática, na UNIAESO, em Olinda. "A faculdade é incrível, tanto pelos professores que são excelentes, quanto a questão de suporte aos alunos", explica.
"Me sinto mais confortável, pois sei da seriedade e confiança na instituição, e recomendaria de olhos fechados a UNIAESO por toda estrutura e qualificação que possui."

Voltando ao passado...


O ano era 1971 quando acontecia a aula inaugural do curso de Direito, em Olinda. Lá estava Jovaldo Nunes, que tinha, na época, 25 anos, concluindo a graduação. Ele teve sucesso na profissão e chegou ao posto de desembargador. Hoje, aposentado, advogado, aos 76 anos, ele destaca o papel da UNIAESO na educação pernambucana. "A UNIAESO tem uma representação relevante e significativa no ensino superior em Pernambuco, especificamente em Direito. Tem se notabilizado em razão da estrutura física e funcional que ostenta e também pelos seus gestores e pelo corpo docente que sempre manteve e mantém."

O advogado João Galamba também passou por aqui, entre 2006 e 2010. Ele é ex-aluno da reitora, Drª Ivânia de Barros Melo, e relembra os tempos de estudo na instituição. "A UNIAESO, sempre foi sinônimo de tradição e inovação. Quando aluno, fui agraciado com professores já consagrados nas suas áreas, nomes de referência nacional, além dos que iniciavam no magistério, que apesar de novos, eram expoentes jurídicos, e que hoje são destaques. Então, uma instituição que conseguiu aliar esses fatores foi um divisor de águas para minha vida profissional".

Avião inusitado: curiosidade na história de 55 anos

É impossível não se impressionar com o meio de transporte que marca, visualmente, o prédio da UNIAESO, em Jardim Brasil II, Olinda. O avião do modelo DC-3 chegou à estrutura do centro universitário em novembro de 2001, parcialmente desmontado, e impressionou os moradores do entorno pela forma em que foi transportado. Teve gente que pensou que a aeronave tinha caído. À frente, um trator. Aos lados, viaturas da Polícia Militar de Pernambuco e batedores. Esse fato foi pauta de vários telejornais locais e até mesmo nacionais.

O monumento, que tem a pintura do artista plástico pernambucano Romero Britto, saiu escoltado da praia de Maria Farinha, no Litoral Norte do Estado, ainda pela madrugada. Lá, ele era a peça decorativa de um bar, mas foi doado para a UNIAESO pelo antigo proprietário do estabelecimento, Sílvio Amorim, que também é ex-aviador.

<<Confira a história completa do Avião da UNIAESO>>

A aeronave demorou um dia inteiro até chegar ao solo olindense. Parte do muro da instituição precisou ser demolido para o avião entrar, mas, poucas horas depois, a estrutura já estava de pé novamente. Em 8 de novembro daquele ano, a instituição promoveu uma festa na presença de diversas autoridades para acompanhar a assinatura de Romero Britto no avião por ele pintado.

Quando alguém busca pela instituição no aplicativo de localização Google Maps, é possível ver o monumento, daí surge a certeza de que, se viu o avião, chegou na UNIAESO.

Um olhar para o futuro...

Daqui pra frente virão novas transformações na vida dos brasileiros e em todo o mundo, mas, com certeza, a UNIAESO renova o compromisso e segue firme na missão de formar profissionais que vão se destacar por onde quer que passem. O futuro ainda é desconhecido. Não se sabe o que vem pela frente, mas a verdade é de que para onde esse futuro apontar, a UNIAESO, com certeza, vai estar lá. Parabéns a todos que fazem parte desta história!

ensino superior - olinda - uniaeso - pernambuco - recife - Educação -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar