Arte: Maria Eduarda Morato
Arte: Maria Eduarda Morato
O psicólogo é o profissional responsável por detectar esses transtornos
Por terem sintomas similares, muitas pessoas confundem o TDAH e o TDA. Porém, os transtornos possuem características distintas no que se refere ao funcionamento cognitivo e suas consequências no dia a dia dos indivíduos afetados.
O TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - é um transtorno neurobiológico e genético caracterizado pela desatenção constante, além da inquietação. O indivíduo afetado pelo TDAH também é mais propenso a tomar atitudes impulsivas, "sem pensar".
As crianças que possuem esse transtorno desenvolvem, geralmente, a hiperatividade e o esquecimento como principais características.
Essas são frequentemente rotuladas como “ligadas no 220” ou “agitadas”, podendo levar a estigmas mais graves e equivocados, como “burras” e “desastradas”.
Já nos adultos, é mais comum o déficit de atenção e o esquecimento, que se manifestam na dificuldade de organização e de realização tarefas e no estar "perdido" durante atividades ou distraído constantemente.
O TDA - Transtorno do Déficit de Atenção - é determinado pela desatenção como distúrbio principal, sem a presença da hiperatividade.
Os indivíduos com esse transtorno costumam ser excessivamente dispersos e apresentar estados avançados de letargia - falta de energia e fadiga intensa, desmotivação mental e dificuldade de concentração.
O autodiagnóstico de transtornos mentais pode ser um risco para a saúde do indivíduo. Há, cada vez mais, pessoas realizando quizzes para descobrir se tem depressão ou ansiedade, ou se autodiagnosticando através da auto observação e até mesmo em conversa com amigos.
Apenas profissionais especializados são capazes de, através de métodos de análise e testes, como entrevistas e observação, diagnosticar com precisão um transtorno mental, e assim oferecer o tratamento mais adequado e eficiente.
O psicólogo é o profissional que estuda e se especializa nos comportamentos humanos, podendo atuar em diversos setores promovendo uma melhor qualidade de vida através do bem estar mental dos pacientes.
Saiba mais sobre o curso de Psicologia da UNIAESO clicando AQUI.