Depois de quase dois meses da implantação do núcleo de artes, o projeto Movimentaeso está sendo encaminhado com bastante desenvoltura, seja pela dedicação dos professores ou pela vontade coletiva dos alunos de levar o projeto adiante.
Na oficina de percussão alunos da AESO e da Escola Monsenhor Fabrício já desenvolveram um repertório básico para uma apresentação na próxima quinta-feira (02/12), na festa de natal da escola, com instrumentos como agbê, alfaia e agogô. Para o professor Jorge Martins “é muito importante essa iniciativa da AESO de fazer um projeto integrado com a comunidade, já faz muito que eu tenho discutido isso no meio acadêmico. Sempre havia barreiras nas relações entre a escola e a sociedade, e a AESO está dando um exemplo muito bom nesta relação escola-comunidade”.
Para os alunos da escola situada próxima à AESO como Adriana Maria Silva Oliveira, 14 anos, a oficina de percussão é uma oportunidade única. “Nós não temos oportunidade de entrar em um projeto como esse na escola da gente, nem temos projetos semelhantes na nossa comunidade. Vir pra uma faculdade conhecida como a AESO e ter essa oportunidade de aprender algo divertido é muito bom”, comenta a aluna que atualmente está na sétima série.
O grupo de dança, coordenado pela professora Mariângela Valença, também deverá se apresentar no próximo dia 02/12 junto com o grupo de percussão. As aulas estão sendo divididas em módulos, e atualmente os alunos aprendem os passos do Maracatu. No caso de Nazaré Miranda, aluna do 4º ano de Publicidade e Propaganda da AESO, que já participou do Balé Popular do Recife, a oportunidade foi de continuar. “Sempre tive vontade de aprender dança e a iniciativa dentro da faculdade facilitou muito na questão do horário. Sem falar que a gente vai ter a oportunidade de retribuir esse aprendizado dentro do projeto para as comunidades próximas da faculdade”, ressalta.
Na oficina de teatro, os alunos começaram exercitando a expressão verbal e corporal e atualmente já estão em fase de ensaio para futuras apresentações. As aulas estão sendo ministradas pelo ator e diretor teatral Vavá Paulino. Para os alunos o Movimentaeso é mais que um projeto social, é uma forma de integrar os alunos da faculdade. “Há uma importância clara neste projeto que é a questão da interação da faculdade com as comunidades locais, de início a nossa proposta é essa. Mas acabou acontecendo algo mais... o Movimentaeso permitiu uma maior integração entre as turmas da AESO, ofereceu algo novo aos alunos, fora da sala de aula”, comenta Henrique Pontual que cursa o 4º ano de Publicidade e Propaganda.
Mariângela Valença, coordenadora do projeto, pondera que reclamações como a não continuação dos alunos que estão em fase de conclusão do curso serão estudadas e conclui: “A implantação do núcleo de artes foi um sucesso e, de fato, nesses dois meses, movimentamos a AESO, e espero que continue acontecendo cada vez mais”.
(Edgar Melo)
voltar