DesignParaTodos-site.jpg

"Manifesto Design para todos" celebra o Dia do Designer Gráfico na UNIAESO


Design Gráfico
novembro. 08, 2021

Palestras e oficinas estão previstas na programação do evento

O dia 05 de novembro é dedicado ao profissional Designer Gráfico, data do nascimento do pernambucano Aloísio Magalhães, que foi uma figura importante para a consolidação, criação do campo profissional e de ensino da profissão no Brasil. Para celebrar a data, o curso de Design Gráfico da UNIAESO (polo Recife e Olinda) promove o evento "Manifesto Design Para Todos".

A ideia é trazer os profissionais atuantes na área para realizar palestras e oficinas que contemplem a diversidade de atuação do designer Gráfico. “Vão ser conversados tópicos relacionados ao cenário em que o profissional se encontra na comunidade, assim como serão levantados questionamentos importantes com o objetivo de iniciar e incentivar um debate que deve se estender para além do evento”, ressalta Nara Castro, coordenadora do curso de Design Gráfico da UNIAESO, polo Olinda.

O evento acontece online entre os dias 11 e 12 de novembro para estudantes dos polos Recife e Olinda. As oficinas são restritas aos alunos e acontecem via Google Meet. Os universitários inscritos vão receber o código da videoconferência via e-mail. Já as palestras são abertas ao público e podem ser vistas no canal do Youtube da Instituição. 

Para se inscrever nas oficinas clique aqui.

Acompanhe a programação completa:

Dia 11 de novembro - 15h às 17h - Inscrições para esta atividade 

Oficina:  Despertar Criativo - Iran Pontes – Design Culture


Dia 11 de novembro - 19h às 20h50  - acesso pelo nosso canal de Youtube

Live: 19h -  Design acessível – Id Inclusão Design  com Klesley Bastos e Geovana Caldas

Live: 20h -  Detail Papelaria  com Cássia Costa



Dia 12 de novembro 15h - Inscrições para esta atividade

Oficina
: Narrativas Ilustradas  com Java Araújo


Dia 12 de novembro, 19h - acesso pelo nosso canal de Youtube

Live:  19h às 19h50 - UX Design, com  Leo Macedo sobre o JCPM

Live:  20h às 20h50 - Craft Design, com  Bruno Okada sobre o Ifood


Sobre os palestrantes e mentores de oficinas:

Bruno Okada


Designer-ilustrador que se alimenta de cultura pop desde 1988. gosta muito de ter ideias e de tentar tirá-las da cabeça.
Em mais de 10 anos de experiência, já trabalhou com e para grandes marcas de entretenimento, como Cartoon Network, Netflix e Globo.
Atualmente faz parte da equipe de Craft Design do iFood, um time de direção de arte responsável por tudo o que é visual dentro do app. De fotografia à ilustração, o foco é em experiência, encantamento e design emocional.


Detail Papelaria - Cássia Costa

Formada em Design na UFPE e à frente da Detail Papelaria há 12 anos. Uma eterna apaixonada pelos detalhes, papéis, estampas, plantas, comidinhas, sol e tudo que pode colorir e trazer sorriso para os dias.


Design Culture - Iran Pontes

Designer, especialista em Comunicação digital e Mestre em Design. Palestrante no Brasil e exterior, Professor universitário com projetos também de desenvolvimento criativo para estudantes da educação básica além de outras iniciativas em educação. É mentor, consultor e designer de marcas, faz parte de júris em prêmios nacionais e internacional e Fundador do hub Design Culture que contempla o Portal de Design, um dos mais renomados de língua portuguesa com mais de 400 mil seguidores em suas mídias sociais.


Id Inclusão Design -  Klesley Bastos e Geovana Caldas

Estúdio de Design, fundado em 1996, iniciou suas atividades atuando em projetos de identidade visual, embalagens, editorial e sinalização, tendo recebido os prêmios do Tri-Aberje, Max Feffer e Salão Pernambuco Design pelos projetos editoriais dos relatórios da Chesf. Em 2006 por uma demanda do Centro Suvag de Pernambuco (escola para Crianças Surdas), desenvolveu o Pictolibras, alfabeto e sinais em libras em forma pictogramas. A partir deste projeto, estabeleceu o propósito de aproximar o design aos processos de comunicação inclusiva (metodologias didáticas e técnicas) visando ampliar, aprimorar e desenvolver produtos e serviços em seus aspectos comunicacionais. Desde então, vem desenvolvendo estudos e projetos inclusivos, tais como mapas táteis arquitetônicos (AESO, FICR, Vem), urbanos  (ALEPE, Bairros de Santo Antônio e São José, Bairro do Recife), maquetes táteis (Torre Malakoff, ALEPE), fachadas históricas acessíveis com relevo e audiodescrição (igrejas de Olinda), postáteis, sistema sinalização acessível em tinta e Braille (Chesf) e dispositivo autônomo de acessibilidade total.


Leo Macedo

Mestre em Design, SCPO, Senior Product Designer do Grupo JCPM e Design Thinking, com mais de 20 anos de mercado como Especialista em Ui / Ux, ja atuou em projetos da Samsung, Fiat Chrysler e Epson e projetos com inovação em experiência do usuário.


Java Araújo

Formado em Psicologia e em Design Gráfico, Java Araújo cria e ilustra para os mais diversos segmentos artísticos e culturais de nosso estado. Desde teatro a livros infantis. Artista premiado, no teatro (figurinos e cenários) e como designer (cartazes). Já elaborou ilustrações para Nova Jerusalém e Vinhetas do Carnaval 2012, ambas para Globo NE, além de   livros e revistas de circulação nacional. Realizou a exposição “Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser” e participou do projeto do Itaú “Leia um muro para uma criança”.  Mais recente ilustrou as cantigas de roda O cravo e a Rosa e Alecrim Dourado pela editora Elefante Letrado. Prepara atualmente as ilustrações do livro “Mundo Miúdo” e “Memórias de Hospital: relatos de uma palhaça apaixonada”.

uniaeso -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookeis. Saber mais.
Aceitar