Infográficos podem ajudar no aprendizado. - Foto de Campaign Creators na Unsplash
Infográficos podem ajudar no aprendizado. - Foto de Campaign Creators na Unsplash
Os infográficos podem ser de grande ajuda em textos com muitos dados
Com a quantidade de informações que somos bombardeados todos os dias no ambiente online, fica mais difícil encontrar maneiras de se comunicar de forma clara e concisa. Por conta do volume de dados que precisamos lidar, fica cada vez mais difícil transmitir ideias complexas para que as pessoas entendam de uma forma mais rápida.
É nesse cenário que os infográficos tornam-se ferramentas poderosas para sintetizar e facilitar a compreensão dos assuntos abordados.
De forma resumida, infográficos são como mapas onde imagens, ícones, gráficos e textos se complementam para contar uma história. São representações visuais das informações que utilizam a linguagem e o impacto do design.
Os infográficos podem ser utilizados em trabalhos, artigos científicos ou apresentações de slides, por exemplo e há vantagens no uso: além da melhor compreensão do tema, maior retenção de informações apresentadas, versatilidade no uso em vários contextos como relatórios técnicos, e compartilhamento em redes sociais, pois quanto mais didático e ilustrativo for o infográfico, pode criar um maior engajamento.
Os infográficos podem ser utilizados em praticamente tudo em diversas áreas do conhecimento como Psicologia, Design Gráfico e Direito.
Na Psicologia, duas maneiras interessantes de serem aplicados são para falar de transtornos mentais, onde podem ser apresentados sintomas, causas e tratamentos e sobre o desenvolvimento infantil, no qual as etapas podem ser ilustradas de maneira lúdica e informativa.
No Direito, por exemplo, ao falar de direitos humanos, pode-se apresentar os principais direitos de forma a introduzir o tema. Já para processos legislativos, as etapas de um processo podem ser simplificadas pelo uso do infográfico.
Já no Design Gráfico, os princípios do Design podem ser ilustrados e explicados de forma didática como um guia para iniciantes na área. Para isso, o uso de elementos básicos do design gráfico como cores, tipografia e composição podem ser inseridos no infográfico.
Diversas ferramentas online e offline facilitam a criação de infográficos, mesmo para quem não possui experiência em design. Algumas opções bastante conhecidas dos usuários são:
Canva: Uma ferramenta online gratuita com diversos modelos e recursos para criar infográficos de forma rápida e fácil.
Venngage: Outra ferramenta online gratuita com foco em infográficos profissionais e personalizados.
Adobe Illustrator: Um software profissional de design gráfico que oferece recursos avançados para a criação de infográficos complexos.