Editora de portal fala sobre Jornalismo de Dados na UNIAESO


Jornalismo
março. 11, 2021

Lúcia Valentim compõe a equipe do UOL Notícias

A leitura tradicional do jornal, em que as pessoas abrem as folhas, sentadas num sofá, na cadeira, no banco da praça já não é mais comum. Por outro lado, os serviços de streaming e plataformas audiovisuais ganham cada vez mais força e vem conquistando boa parte dos leitores e espectadores. A transformação digital veio com força e mudou também a cara do jornalismo. A análise de dados chegou para preencher lacunas que mereciam ser exploradas com mais profundidade. E o Jornalismo de dados é exatamente a inversão dessa lógica. As habilidades requeridas desse profissional incluem levantamento de informações, análise de dados, aplicação de técnicas de visualização  dos  para abordar fatos de interesse público.

Para falar sobre o assunto, O Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO) convidou a editora do UOL Notícias, Lúcia Valentim. Ela bate um papo com os estudantes sobre “Jornalismo de Dados: novas dinâmicas de apuração e tratamento da informação”. O debate será online, via Google Meet, dia 16 de março às 9h20. Acesse pelo link:  meet.google.com/erv-fvuq-qgz.

Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Nataly Queiroz, a ideia do evento é abordar como a produção digital de notícias tem se operacionalizado no cotidiano das redações. “O Jornalismo de Dados tem sido utilizado nas grandes redações do país e por diversos projetos de fact checking. É importante para que os estudantes compreendam como deve ser feita a apuração e tratamento dos dados, assim como quais são os cuidados ao apresentar essas informações,  tanto no texto quanto em outros instrumentos de visualização como os infográficos”, comenta. 

Jornalismo - evento -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookeis. Saber mais.
Aceitar