Ter um portfólio organizado pode ser um diferencial
Sabe aquela quantidade de trabalhos que são feitos ao longo do curso e você não sabe o que fazer depois que tudo acaba? Uma ideia é criar um portfólio com todos os projetos realizados para mostrar profissionalmente o que você é capaz de fazer.
Mas sempre surge uma dúvida do que seria um portfólio e qual a melhor forma de fazer. Pensando nisso, a UNIAESO trouxe algumas opções de portfólios que podem ser feitos independentemente da área de atuação.
Um portfólio nada mais é do que uma coleção organizada de todos os trabalhos, projetos, realizações ou amostras de habilidades de um indivíduo ou de uma empresa.
Em contextos educacionais e profissionais, um portfólio é usado para demonstrar a criatividade, a experiência e as competências de uma pessoa em uma determinada área.
Geralmente os profissionais utilizam seus portfólios para buscar oportunidades de emprego. No caso de microempreendedores e empresas, a utilização de portfólios demonstram seu trabalho para potenciais clientes.
Cursos de design gráfico, design de animação e fotografia são alguns exemplos onde o portfólio faz sentido quando se trata de observar questões técnicas das produções, mas nada impede que profissionais de outros cursos também tenham seus trabalhos reunidos.
Em um portfólio, geralmente são incluídos exemplos concretos de projetos realizados, como designs de logotipos, ilustrações, animações, peças publicitárias, websites, campanhas de mídia social, textos produzidos para alguma campanha, matérias jornalísticas, entre outros.
A apresentação do portfólio quando feita de forma organizada, utilizando descrições ou explicações sobre o contexto do projeto, processo de criação e desafios enfrentados para sua produção, valorizam ainda mais o trabalho apresentado.
Há várias formas de se ter um portfólio, seja ele digital ou impresso, vai depender da área de atuação do profissional e seus objetivos com a entrega do material produzido.
No digital, a vantagem é que se pode ter acesso ao material de forma simples e rápida. Plataformas digitais como a Behance, Cargo e até mesmo o WordPress, para quem deseja ter um site próprio para divulgar o trabalho, são algumas opções de fácil acesso e uso.
No caso de portfólios acadêmicos, há uma estrutura parecida com um trabalho tradicional, com os seguintes ítens:
Capa;
Folha de rosto;
Dedicatória;
Agradecimentos;
Sumário;
Introdução;
Conteúdo do portfólio;
Conclusão.