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Empreendedores apostam nas redes sociais para turbinar vendas na Páscoa



A Páscoa está se aproximando e, com ela, surge também a oportunidade de driblar a crise ou, até mesmo, complementar a renda atual. Aproveitando que o consumo de chocolate aumenta bastante nesse período, pequenos e médios empreendedores produzem itens tradicionais da época e apostam na criatividade para utilizar as redes sociais como principal meio de divulgação dos produtos, que vão desde os convencionais ovos de páscoa, símbolos da data, até opções como trufas, brigadeiros, bombons e cupcakes.

De acordo com a PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros são influenciados a comprar itens através da web. Na rede, as fotos chamam a atenção e, basta um único clique para conseguir conexão direta com a empresa. Mas, como divulgar de maneira que, além de atrair, gere vendas? Daniel da Hora, Top1 Diretor de Criação do Mundo pelo Creativepool em 2019 e professor da AESO-Barros Melo, o varejo tem tido ótimas experiências com as redes sociais: “Elas viraram a extensão virtual das pessoas, do público, da audiência. Dessa forma, um dos locais mais importantes hoje para as marcas se conectarem a esse contingente é, necessariamente , através da web. Para datas comerciais, como a Páscoa, estratégias de promoção atreladas à visita ao ponto de venda, ou apresentação pessoal do produto, sempre dão muito certo”, orienta.

Apresentando espaço democrático e, especialmente útil para o pequeno e médio empreendedor, as mídias sociais acabam tendo custo de entrada menor do que as tradicionais. Além disso, oferece um conjunto grande de ferramentas, aplicativos e sistemas que integram as redes ao mobile, tornando toda a experiência bastante pessoal, passível de customização e fazendo com que o empreendedor mostre o produto exatamente para o público-alvo. Caprichar nas fotos, publicar vídeos curtos, descrever bem as mercadorias, mostrar os bastidores da fabricação, expor depoimentos positivos de consumidores da marca, planejar promoções e ter prazo rápido de entrega estão entre os detalhes que podem chamar a atenção de novos clientes através das redes.

Além das vendas, a presença das empresas na web é essencial para a captação de possíveis consumidores e fortalecimento da marca: “O fato dos públicos estarem cada vez mais conectados gera a necessidade sem volta para os lojistas: eles têm que ampliar os meios de contato com o cliente em potencial através da web, especialmente do ponto de vista institucional e não apenas do varejo”, alerta o especialista.

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