Artista plástico brasileiro de reconhecimento internacional inegável, Romero Britto, patrono da turma de bacharelandos em direito 2004, veio ao Recife para solenidade de colação de grau. A cerimônia foi realizada no Teatro Guararapes e contou com a presença do artista e corpo discente e docente da FADO.
A idéia do patroneado foi da comissão de formatura. Como retribuição, Britto cedeu um desenho que ilustrou os convites dos formandos deste ano. Na colação de grau, o artista agradeceu aos formandos a homenagem e desejou a todos um grande futuro na nova carreira.
Romero é recifense e teve uma infância pobre em Piedade. Desde os oito anos pintava em papelão e jornais. Sonhava ser diplomata e para isso estudou direito, mas não chegou a concluir o curso. Em 1986, viajou para o exterior onde executivos da Absolut Vodka viram um de seus quadros. Gostaram tanto da sua arte que o contrataram para produzir anúncios publicitários, espalhados em cerca de 60 revistas nos Estados Unidos. A partir daí, Romero Britto explodiu e se tornou um dos ícones mundiais da pop art. Tem obras espalhadas por todo o mundo em galerias e acervos particulares de famosos como o governador do Estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a apresentadora Xuxa Meneghel e o ator Sylvester Stallone.
(Victor Cyreno)
(Fotos: Hugo Rômulo)
voltar