Design Gráfico

Cores, imagens, texturas e tipografias ocupam livros, revistas, jornais, rótulos, embalagens, cartazes e uma infinidade de impressos para informar, entreter e emocionar pessoas em todo o mundo. O curso de tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo trabalha desde o seu primeiro período os conceitos e técnicas envolvidas no projeto dessas peças gráficas.

Todo o esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um produto de design é dimensionado em disciplinas práticas e teóricas. O corpo docente possui nomes de destaque no cenário nacional do Design Gráfico e Mestres e Doutores de importante produção acadêmica. Os alunos não aprendem apenas a executar trabalhos, mas também a gerenciar clientes, processos produtivos, sistemas de informação e projetos de pesquisa.

Aliado ao corpo docente, a faculdade também disponibiliza uma excelente infraestrutura: salas de aula equipadas com datashow, laboratório de informática com hardwares e softwares de última geração, laboratório de fotografia com reveladores e ampliadores, gráfica offset e tipografia, dois núcleos de prática profissional, ateliê de desenho, três salas de projeção de vídeo, biblioteca e videoteca com acervo específico da área em constante ampliação.

No espírito de interação e interdisciplinaridade da AESO-Barros Melo, o curso de Design se multiplica ao entrar em contato com outras graduações, como: Artes Plásticas, Fotografia, Publicidade e até áreas afins, como Produção Fonográfica, Jornalismo e Cinema de Animação. Os alunos têm oportunidade de criar produtos de design já relacionados a vários do mercado profissional a que vão se integrar ao concluir a formação. O resultado desses trabalhos tomou proporções nacional e internacional. O curso já conquistou vários prêmios, como o do 3º Salão Pernambuco de Design, e participou de algumas edições do Salão Internacional de Quadrinhos.

Reconhecimento : Portaria Ministerial Nº. 408 de 11/10/2011 – Publicada no D.O.U em 14/10/2011 

Expandir Texto
O Laboratório de Impressos da AESO-Barros Melo permite que os alunos testem seus projetos em condições controladas. Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados nos quadros de avisos espalhados pela Barros Melo.

A instituição incentiva a pesquisa acadêmica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esse programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado on-line anualmente. A Barros Melo também disponibiliza a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões estudadas ao longo do programa de estudo que é visto no curso.

>> Branding
>> Design de Embalagem
>> Design da Informação
>> Design de Interfaces e Jogos
>> Design Editorial
>> Design e Sustetabilidade
>> Direção de Arte
>> Empreendedorismo
>> Ergonomia e Usabilidade
>> Fotografia Aplicada ao Design
>> Ilustração
>> Laboratório Multimídia
>> Materiais e Processos
>> Modelagem 3D
>> Portfólio
>> Produção Gráfica
>> Semiótica Visual
>> Sistemas de Identidade Visual
>> Sistemas de Sinalização
>> Libras (optativa) 

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 745,00. Após dia o 05, R$ 809,84.

Duração

4 semestres

Vagas

80