Design de Moda

O segmento da moda tem sido um grande negócio para Pernambuco, seja do ponto de vista econômico ou mercadológico, refletindo vários aspectos culturais e comportamentais. Diante de um mercado em crescimento, o curso de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades Integradas Barros Melo busca formar um profissional generalista, com conhecimentos sólidos em todas as funções da moda e com uma visão abrangente. 

O estudante aprende a desenvolver atividades profissionais considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos, além de pesquisar tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; 

A grade curricular do curso conta com disciplinas teóricas e práticas, reunindo conhecimentos sobre sistemas de industrialização e comercialização de produtos com valor. Assim o aluno recebe formação para não ser apenas um bom criador de moda, mas para atuar também, com êxito e capacidade, em outras funções, atendendo às exigências de um mercado competitivo.

Reconhecido– Portaria Nº 1033, de 23/12/2015 Publicada no D.O.U. em 24/12/2015

Expandir Texto
Os alunos do curso de Design de Moda da Barros Melo podem começar a prática profissional ainda na graduação, através do Polkadot - Laboratório de Moda. O espaço é para os estudantes desenvolverem pesquisas de tendências em moda, consultorias, desenvolvimentos de projetos especiais, produtos de moda e figurino. Além disso eles atendem a demandas de produção de moda e eventos. As parcerias da instituição também permitem aos estudantes o primeiro contato com o mercado de trabalho, é o caso da Passarela Fenearte. O curso da Barros Melo já participa do evento há três anos consecutivos, com desfiles de coleções exclusivas pensadas pelos estudantes.

A faculdade ainda mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados nos quadros de avisos espalhados pela instituição.

Para o incentivo à pesquisa, a Barros Melo conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado on-line anualmente. A Barros Melo também disponibiliza a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões estudadas ao longo do programa de estudo que é visto no curso.

>> Comportamento do Consumidor
>> Consultoria de Estilo e Imagem
>> Desenho de Observação
>> Design de Superfície
>> Design e Sustentabilidade
>> Design e Tecnologia Textil
>> Empreendedorismo
>> EstéticaHistória da Moda
>> História do Design
>> Modelagem Plana
>> Modelagem Tridimensional
>> Portfólio
>> Processos Avançados de Produção
>> Processos Básicos de Produção
>> Projeto de Acessórios de Moda
>> Projeto de Produto Digital
>> Promoção de Vendas e Merchandising
>> Varejo de Moda
>> Libras (optativa)


Visualize a síntese do PPC do curso

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 745,00. Após dia o 05, R$ 809,84.

Duração

5 semestres

Vagas

90