Artes Visuais

O Bacharelado em Artes Visuais das Faculdades Integradas Barros Melo preenche uma lacuna e formação específica na área em Pernambuco. A grade curricular contempla disciplinas com uma visão ampla do campo artístico e das possibilidades de atuação profissional em vários pontos da cadeia produtiva da arte, tais como curadoria, design de montagem e direção de arte.

A instituição busca o equilíbrio entre as técnicas tradicionais, como pintura, gravura e desenho, e seus desdobramentos contemporâneos e linguagens expressivas mais recentes, como videoarte, performance e fotografia.

A Barros Melo também estimula o contato entre os alunos e profissionais renomados do Brasil e exterior por meio de palestras, workshops e debates. Já passaram pela faculdade: Moacir dos Anjos, Sonia Salcedo, Ibis Hernandez, Eduardo Brandão, Mayra Koketsu, Rodrigo Braga e Maria do Carmo Nino.

A instituição oferece ainda toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos futuros artistas: Ateliê de Pintura, Laboratórios de fotografia, TV, Rádio e Informática com equipamentos atualizados, além de Videotecas, Cineteatro e Auditório, equipados com projetores multimídias. O espaço físico da instituição também convida os estudantes para interação, com mostras e performances. Os corredores confirmam a relação a faculdade com as artes. Trabalhos que vão desde os mais conhecidos artistas populares, como J. Borges, até os contemporâneos Eudes Mota, Gil Vicente e Os Gêmeos. Ainda na instituição, trabalhos de grandes artistas como: Abelardo da Hora, Zé Cláudio, Roberto Ploeg, Romero Britto, entre outros, são expostos em vários locais.


Reconhecido - Portaria nº 175 de 18/04/2013, publicada no DOU em 19/04/2013 

Expandir Texto
A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e distribuidos pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
>> Análise de Texto e Imagem
>> Arte Sequencial
>> Crítica de Arte
>> Cultura Brasileira
>> Curadoria
>> Desenho 
>> Filosofia da Arte
>> Fundamentos de Plástica Bi e Tridimensional
>> Gravura
>> Ilustração
>> Mídia Arte
>> Pintura
>> Poéticas do Corpo e do Espaço
>> Produção Cultural
>> Restauração e Conservação
>> Teorias da Imagem
>> Tridimensionalidade
>> Libras (optativa) 

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 793,00. Após dia o 05, R$ 862,00.

Duração

6 semestres

Vagas

80