Arquitetura e Urbanismo

Desde sua fundação, em 1957, até ser transferida logo depois para o Recife, a primeira faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco funcionou no Seminário de Olinda. Era uma das poucas escolas existentes no Brasil e um centro importante do ensino no Norte e Nordeste do país. Há exatos 60 anos da sua criação, o curso volta as origens e é oferecido, a partir de 2017, pelas Faculdades Integradas Barros Melo.

O Arquiteto é um profissional que busca soluções criativas para diversos ambientes. Ele idealiza, projeta e executa espaços para os mais distintos estilos e gostos, como: cidades, bairros, planos diretores e de zoneamento, prédios, casas, condomínios, paisagismo nas suas diversas formas, iluminação e restauração de grandes e pequenos espaços.

O Arquiteto pode trabalhar como: profissional liberal, isto é, em seu próprio escritório; pode ser associado a outros escritórios, trabalhar em empresas públicas e privadas; indústrias, ser docente; dar assistência a projetos, assessoria e consultoria, dentre outras.

curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos. Nele, o aluno aprende a desenhar, organizar, projetar ou restaurar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, ergonomia e acessibilidade, sinalização, estética, funcionalidade, etc.

A profissão de arquiteto é regulamentada. Esses profissionais são regulados e fiscalizados pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Expandir Texto
Para incentivar a carreira acadêmica, a instituição conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado em nosso site anualmente. A Barros Melo disponibiliza ainda a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade transforma os estudantes em profissionais aptos a atuar no mercado e investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões referentes ao programa de estudo que é visto em cada curso. 

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula.

Mensalidade

Até o dia 05 de cada mês, 919,00. Após dia 05, 998,00

Duração

10 semestres

Vagas

100